Conheça o GAT

 

GRUPO ACEP DE TEATRO E MÚSICA(GAT)

O Grupo Acep de Teatro e Música, também conhecido pela sigla GAT, surgiu da experiência de realização do Orçamento Participativo do Município de Caucaia. A ocasião foi fruto da ação do então Secretário de Planejamento e Finanças, Dr. Marcus Vinícius Veras Machado, e realizou-se numa reunião do Orçamento Participativo da Criança e do Adolescente, em 23 de Junho de 2008, na Escola Rubens Vaz da Costa.

Na época, estava sendo criado o Programa de Educação Fiscal do Município de Caucaia e a ideia desta novidade era percorrer as escolas públicas municipais de Caucaia-CE, difundindo a Educação Fiscal. A campanha teve ápice no evento do Orçamento Participativo, em Junho de 2008, quando convocou-se 2 crianças/adolescentes de cada uma das 150 escolas municipais, congregando, desta forma, 300 alunos das escolas municipais, na Escola Ruben Vaz. A ocasião contou com a eleição de uma prefeita mirim e a apresentação do grupo Coral Vozes de Ouro, formado pelos próprios alunos daquela Escola. Esses cantaram e dançaram músicas que versavam sobre o tema cidadania e que tinham o intuito de educar.

A partir deste trabalho e do interesse do Coral daquela cidade em acompanhar as atividades de educação fiscal, a professora de artes cênicas do município, Nádia Domingos de Aguiar Cordeiro, engajou-se na iniciativa. Sua sugestão foi a de incluir um pequeno grupo teatral formado por alunos das escolas municipais, enquanto a Professora Maria Helena Oliveira Rocha inspirava a inclusão da música no projeto. Ao acompanhar as alunas que atuavam cantando músicas de cidadania e temas relacionados ao projeto, a educadora mostrou que a realização era viável e bem-vinda.

O Secretário de Finanças, então, reuniu o Grupo com a professora de artes cênicas e assistiu a uma pequena peça teatral, apresentada na sala de reunião da Secretaria de Finanças de Caucaia, esta abordava a atuação do Ministério Público. Depois da ocasião que comprovou a boa desenvoltura das crianças e adolescentes, tratou-se, imediatamente, de preparar-se uma apresentação exclusiva com o tema educação fiscal.

Em outubro de 2008, com a exoneração do Secretário do cargo, logo após a eleição municipal que culminou com a não reeleição da então Prefeita Inês Arruda, o Grupo, ao invés de fragmentar-se, fortaleceu-se. Pois o Secretário voltou para suas atividades como professor de Contabilidade, Finanças, Auditoria e Controladoria Governamental do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC) e passou a incorporar em suas atividades acadêmicas a criação de palestras com apresentação de peça teatral e música na mesma temática das palestras.

Foi então que, no início de 2009, o professor elaborou projeto solicitando o apoio do Banco do Nordeste (BNB) no financiamento para aquisição de figurino, equipamentos e outros materiais de uso em peça teatral e música. Concomitante a isto, foi organizada uma palestra sobre Educação Fiscal que tratava de esclarecer os tributos e valorizar o porquê dos cidadãos pagarem os impostos.

Com a aprovação do projeto pelo Escritório Técnico de Economia do Nordeste (ETENE) do BNB, o grupo então tomou forma e começou a acompanhar o professor em suas palestras sobre Educação Fiscal, percorrendo os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, durante o segundo semestre de 2009.

No mesmo ano, foi ainda inaugurada a palestra e a peça Teatral denominada “Orçamento Participativo” que acompanhou o professor juntamente com a Prefeita-Mirim eleita de Caucaia, Marvjuliane. Neste ano, as palestras ganharam força e, cada vez mais, foram sendo requisitadas para serem apresentadas em escolas públicas, faculdades, universidades e até no transcorrer de aulas regulares, quando o professor falava das temáticas Educação Fiscal e Orçamento Participativo.

No início de 2010, já sem recursos para auxiliar o Grupo, a Associação Cearense de Estudos e Pesquisas (formada por professores e ex-alunos da FEAAC/UFC), através de seu Diretor-Presidente, prof. Sérgio Vitorino Bezerra Nogueira, e da Associada Maria da Glória Arrais Peter aprovaram, junto com o Professor Marcus Machado, o projeto interno da Associação para dar apoio ao GAT.

Em março de 2010, estava sendo inaugurada a 3ª Peça Teatral do GAT que acompanharia o Professor Marcus em sua nova palestra, denominada “Controle na Administração Pública”. A inauguração da peça, na sala de aula do Mestrado em Controladoria da UFC, contou com a participação do servidor da Controladoria Geral da União, o Senhor Marcelo Miranda (NAP/CGU-CE), além de professores da UFC e colaboradores da ACEP.

A peça foi considerada um sucesso e, a partir de então, passou a acompanhar, além das palestras do professor, eventos da Controladoria Geral da União, Receita Federal do Brasil (CENTRESAF-CE), Secretaria da Fazenda e Universidades, no Estado do Ceará.

Com o resultado alcançado, o novo projeto foi encaminhado, no final de 2010, ao Banco do Nordeste, no sentido de ter financiamento para apresentação das palestras em Brasília e mais 5 capitais, representando todas as regiões do país, em eventos da CGU, Receita Federal, Tribunais de Contas e Universidades.

Em março de 2011, o projeto foi aprovado e o BNB, através de convênio com a ACEP, disponibilizou recursos para aquisição de passagens aéreas e hospedagens para os integrantes do grupo para percorrer 5 capitais em todas as regiões e o Distrito Federal.

Em abril de 2011, o GAT inaugurou ainda a peça “TCC: Destruindo Mitos”, destinada a universidades e faculdades, acompanhava a palestra do Prof. Marcus com o mesmo nome. No mesmo ano também foi criada a peça Micro Empreendedor Individual voltado para combater a sonegação, bem como conscientizar os pequenos empreendedores dos seus direitos e deveres.

Em 2012, foi elaborada a esquete “Administração das Finanças Pessoais” que deverá ser apresentada em faculdades, em universidades e outras instituições juntamente a palestra, também denominada, “Administração das Finanças Pessoais”. E em 2012 foi elaborada e inaugurada, por solicitação da Controladoria Geral da União, a peça sobre a Lei de Acesso à Informação que recebe este nome. A inauguração aconteceu em Brasília-DF em comemoração ao Dia da Criança Cidadã.

O GAT já se apresentou em 12 municípios no Ceará (Fortaleza, Aquiraz, Itapajé, Caucaia, Maracanaú, Cascavel, Choró, Ibaretama, Beberibe, Sobral, Limoeiro do Norte e Eusébio), 3 municípios no Rio de Janeiro (Niterói, Miracema e Cabo Frio), 2 municípios em Minas Gerais (Belo Horizonte e Contagem), Belém-PA, Brasília-DF, João Pessoa-PB, Aracaju-SE, Vitória-ES e Aracaju-SE . O projeto já realizou, aproximadamente, 140 apresentações e atingiu um público aproximado de 17.000 pessoas.

O Grupo é formado por adolescentes atuantes no teatro e na música, além de professoras responsáveis pelo o apoio pedagógico e às artes cênicas, e mais uma funcionária técnica que acompanha o grupo e o Professor Marcus Machado, coordenador do Projeto.